Venha o Benfica 2010/2011

Depois de umas férias sabáticas decidi voltar a escrever, mesmo que isso aconteça esporadicamente.

Por muito trabalho, viagens, cansaço que tenha é-me impossível não acompanhar o Glorioso. Não pensar no Benfica é algo que, mesmo olhando para um passado mais ou menos longínquo, não me recordo de alguma vez me ter acontecido. Mesmo quando tenho alguns flashs de tempos recuados lá está uma bandeira, um cachecól o meu avô, o meu pai, a palavra "Glorioso" ou um grito sempre vindo das profundezas da alma: "BENFIIIIICA".

Já vi o Benfica dominar o futebol português e dar cartas na Europa. Três finais europeias, jogos inolvidáveis, momentos verdadeiramente Gloriosos.

Soube bem ver o Benfica ganhar a Liga do ano passado. Categóricamente e contra tudo e todos. Pena o que aconteceu na Taça de Portugal e na Liga Europa. Não tenho dúvidas que o Benfica tinha capacidade para ganhar pelo menos uma destas competições. Decidiram que era melhor não, paciência.

Com as saídas de Dí Maria e Ramires o Benfica ficou mais enfraquecido. Apesar de se vislumbrar qualidade nos novos reforços, não é a mesma coisa.

Quando começei a ver o Benfica jogar este ano não tive dúvidas que este ano ía ser mais difícil.

O Senhor Pablo Aimar continua a ser (de longe) o melhor jogador do Benfica. Saibam os jovens argentinos do Benfica aproveitar para aprender tudo o que possam.

O Benfica começou mal a liga e aceito perfeitamente quando Jorge Jesus diz que o Benfica ainda está a fazer a pré-época.

Não fiquei escandalizado com os resultados ante a Académica e o Nacional. Fiquei triste mas tive a consciência de que, apesar de não ter jogado bem, o Benfica podia ter ganho os dois jogos.

Há coisas que nunca mudam. O Benfica foi sempre, e faz parte da sua história, prejudicado pelos árbitros. As conquistas Gloriosas do Benfica não foram apenas contra ilustres adversários, foram-no também contra inúmeros "bois pretos", assim os chamava o terceiro anél da antiga Catedral. A história continua e eles aí estão.

Outra coisa que também não muda são os Benfiquistas. Se não houvesse espaço temporal entre cada jogo do Benfica tudo seria melhor.

Se antes as teorias das tácticas e da política do clube se confinavam às conversas de café e às segundas, quartas e sextas (dias em que saía A Bola), hoje o tempo que separa cada jogo do Benfica é uma autêntica aula de psicologia das multidões.

Os pasquins organizaram-se muito bem e, cada um à sua maneira, influencia o público nem que seja durante uns breves momentos. Depois, os próprios Benfiquistas fazem o resto de acordo com as capacidades de cada um.

Quando em 2009 apareceu a Gloriosasfera, numa altura em que já só dava uma vista de olhos pel'A Bola, deixei completamente de ler os pasquins ou assistir a aqueles "programas" televisivos sobre futebol que apenas insultam a inteligência de quem os faz e de quem assiste. Degradante, diminutivo, insultuoso.

A Gloriosasfera também tem por lá blogues assim e não são poucas as tentativas de alguns para influenciar quem por lá navega. Mas ao menos dá para escolher.

Vem isto a propósito do novo guarda-redes do Benfica. Os Benfiquistas deixaram-se levar autênticamente pelos pasquins que estiveram prestes a assassinar um dos maiores investimentos que o Benfica fez.

Sim, trata-se de um investimento. E que fazem os Benfiquistas? vêm para a praça pública desvalorizar esse investimento dizendo que não vale o dinheiro que se deu por ele. Depois de feito isto criticam a gestão do clube. Mas que arte de gestão tem alguém que a primeira coisa que faz é desvalorizar aquilo que é seu? Que sapiência tem alguém assim para criticar o que quer que seja de gestão?

Quanto a Roberto não separo as suas exibições das do resto da equipa. Caramba! se no ano passado o Benfica foi campeão com o Quim na baliza quer dizer que podia ter sido campeão sem ninguém na baliza. A este propósito devo dizer que a saída do Quim foi dos melhores reforços do Benfica para este ano. E só não digo que Quim já foi tarde porque acho que ele nem nunca devia ter ido para o Benfica. E vão ver quando ao Joaquim lhe passar a lesão que o afastou de estar presente na eliminatória da liga dos campeões. Não foi por acaso que no ano passado foi Júlio César o títular na Liga Europa. Recordem-me, com o Quim na baliza em que ano foi o Benfica mais longe numa competição europeia? em 2005/2006 o Benfica chegou aos quartos de final ... ahhh! mas era o Moretto, outro que não prestava mas que defendeu um pénaltie em Camp Nou ao Ronaldinho (sem piscadela de olhos) .

Roberto acaba de chegar, vem de um país com tradição em guarda-redes e tem todas as características para ser um guarda-redes de eleição. E sê-lo-á. Comece a defesa e meio-campo do Benfica a jogar como jogou no ano passado e Roberto mostrará o que vale.

Interrupção na liga e tempo para acabar a pré-época. Termina o prazo de inscrições de jogadores, o circo acaba, as cabeças voltam ao lugar.

Começará então verdadeiramente a liga para o Benfica e o caminho para o bi que, com maior ou menor dificuldade, será do Benfica.

E Pluribus Unum

Sem comentários: